A recente perda de mais uma vida (um jovem de 17 anos), em resultado de atropelamento na passagem de Nível de S. João do Estoril, despertou-me novamente para o problema da falta de segurança, existente no atravessamento da linha do comboio.
Resistindo à tentação de procurar culpados e atribuir responsabilidades, tentei, de forma discreta e ponderada, ouvir várias opiniões e sugestões, de forma a encontrar boas soluções e propô-las às entidades que, de forma directa ou indirecta, podem garantir a sua implantação.
Solicitei então, o agendamento de duas reuniões: com o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Cascais e com o Sr. Presidente do Conselho de Administração Executivo da IP, onde foram apresentadas 8 propostas/sugestões de mitigação dos perigos de acidente na Passagem de Nível de S. João do Estoril, que consideramos poderem ser adoptadas no curto prazo:
1 – Criação de um mecanismo que, funcionando simultaneamente com a descida das cancelas, crie uma barreira/inviabilize o atravessamento na zona de circulação pedonal.
Este mecanismo terá como objectivo evitar os acidentes resultantes de distracção.
2 – Instalação de barreiras/baias, inibidoras de acesso pedonal directo à zona de atravessamento criando um percurso em “S”.
Evita acesso em passo acelerado, ou em corrida, à zona de circulação dos comboios.
3 – Recuperação do posto de trabalho do Guarda de Passagem de Nível.
A presença do Guarda, terá um papel fundamental nas acções de sensibilização e alerta.
4 – Reforço/alteamento da vedação do espaço confinante com a linha, em toda a extensão do Skate Parque e da Sede da AMQC.
Esta medida visa dificultar a transposição da vedação e consequente acesso à via ferroviária.
5 – Desfasamento dos horários do cruzamento de comboios na Estação de S. João.
Evitará que, na pressa de atravessar, um comboio possa esconder o outro.
6 – Alteamento da barreira existente no fim da gare, tornando-a intransponível.
Inibirá a sua transposição (abusiva), obrigando os peões/passageiros a utilizar a vias regulares (túnel ou passagem de nível).
7 – Melhorar as condições de higiene e segurança do túnel que existe actualmente, tornando-o mais “convidativo”.
Reduzirá o número de pessoas que recorre à passagem de nível para atravessar o caminho-de-ferro.
8 – Garantir o funcionamento dos elevadores que nunca funcionaram e que não estão dimensionados para servir um tão grande número de utilizadores. Pessoas com mobilidade condicionada, uma grande parte da população da Quinta da Carreira, são obrigados a atravessar a passagem de nível, por exemplo, para irem aos correios ou levantar a sua reforma ao banco.
Nas duas reuniões, as nossas propostas foram recebidas com aceitação, tendo ficado assumido, tanto pela IP como pela CMC, o compromisso de que iriam ser avaliadas e estudada a viabilidade da sua implantação.
Resta-me agradecer a disponibilidade apresentada pelos Srs. Presidentes da IP e da CMC, bem como da vontade expressa por ambos, em contribuírem activamente para a melhoria da segurança na Passagem de Nível de S. João do Estoril.
Sem alaridos ou precipitações, a AMQC continuará, de um forma responsável e ponderada, a dialogar com a CMC e a IP na procura de soluções para este problema.
Acreditamos que estamos no bom caminho.
Consulte versão impressa ou online em: https://issuu.com/merito_da_palavra/docs/ncascais113/12