Respostas em tempos de pandemia

Resposta de uma Associação de Moradores em tempos de pandemia

 

Com a chegada da terrível pandemia Covid-19, adivinhavam-se tempos de extrema dificuldade e de grandes necessidades a que, a AMQC – Associação de Moradores da Quinta da Carreira, tinha a responsabilidade de dar uma resposta firme, pronta e em articulação com as instituições do concelho.

Neste sentido, a AMQC reforçou o seu horário de funcionamento, estando disponível todos os dias (incluindo fins de semana e feriados), redireccionando todos os seus esforços no sentido apoiar quem mais precisava.

Era a hora de unir esforços, de centralizar informação e preparar acções em estreita colaboração com as iniciativas da Câmara Municipal de Cascais, da União das Freguesia de Cascais e Estoril, da Associação Empresarial de Cascais – AECC, da Conferencia Vicentina, etc..

De enaltecer todo o trabalho que as instituições do concelho têm desenvolvido, no sentido de mitigar os efeitos desta trágica pandemia, destacando o empenho das centenas de voluntários que disseram presente em resposta a este desafio.

Uma palavra de profundo agradecimento a duas pessoas que têm sido inexcedíveis em trabalho, dedicação e empenho. O Sr. Presidente da CMC, Dr. Carlos Carreiras e o Sr. Presidente da UFCE, Dr. Pedro Morais Soares, que tudo têm feito para que os Cascalenses, regressem rapidamente à normalidade.

Hoje, como nunca, esta capacidade de resposta da AMQC, não é mais do que o resultado de todo um trabalho que nos enche de orgulho.

Versão online nas Notícias de Cascais: https://tinyurl.com/NoticiasdeCascais88 ou na versão impressa.

Estado de Emergência – Fase de recolhimento

 

O foco foi direccionado para as pessoas que não podiam sair de casa e que não tinham meios para se abastecer. Era fundamental garantir que as pessoas tinham condições para se manterem em casa, tendo a AMQC, participado nas seguintes iniciativas:

Deslocações para recolha de bens alimentares cedidos pelo “Banco Alimentar Contra a Fome” e apoiando a UFCE na entrega de bens essenciais ao domicílio (Compras, Medicamentos, etc).

Levantamento e integração da informação referente aos comerciantes locais que, nesta fase, prestavam serviços de take-away ou entrega domiciliária.

Realização de mais de 600 chamadas telefónicas para todos os Sócios da AMQC, no sentido de aferir as dificuldades que atravessavam, tentando encontrar soluções para os vários problemas que foram sendo apresentados.

Em parceria com a “Associação Oceanos Sem Plásticos”, a AMQC, realizou a entrega domiciliária de mais de três centenas de Máscaras Sociais, de forma gratuita.

Criámos conteúdos em vídeo, com carácter lúdico, didáctico, infantil e cultural, visando oferecer ao público, informação alternativa às notícias da pandemia, promovendo o sentido comunitário e a auto-estima.

Alteração para o Estado de Calamidade – Fase de Desconfinamento

 

A prioridade passou a ser a luta contra o medo. Era necessário criar condições de segurança para que as pessoas começassem a retomar a sua vida com confiança. Nesse sentido, a AMQC, participou na:

Participação de 10 voluntários que, coordenados pela AMQC, actuaram em S. João do Estoril, Murtal/S. Pedro do Estoril, Alcabideche, Esquadra da PSP e Quartel dos Bombeiros do Estoril.

Instalação de um local, junto à sede da AMQC, onde as pessoas podem deixar bens de primeira necessidade para que, quem necessita, os possa recolher a qualquer hora e sem qualquer constrangimento.

Cujo objectivo é aliviar a pressão sobre as praias, criando um espaço de lazer e recreio onde se possa permanecer em segurança.

Estado de Alerta – Fase de testagem, monitorização e sensibilização

 

Em que importa garantir a rápida detecção e controlo precoce de novas cadeias de transmissão do vírus e esclarecimento das populações. Neste sentido foram criados dois programas que terão a participação da AMQC:

Através de uma grande operação de testagem em S. João do Estoril, com a deslocação do Autocarro Laboratório à Sede da AMQC, a quem competiu a divulgação e recolha das inscrições de, até ao momento, mais de 400 pessoas.

Instalação de um Gabinete de Apoio na Sede da AMQC, com a presença de voluntários da CMC, que irão centralizar informação e desenvolver iniciativas no âmbito do apoio à população, sensibilização e divulgação de novas medidas de combate à pandemia.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE E DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS
O Regulamento Geral de Proteção de Dados ( RGPD ) entrou em vigor em 25 de Maio de 2018 e substituiu a diretiva e lei de proteção de dados em vigor.

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