Com o objectivo de promover uma tranquila integração social das comunidades migrantes, em particular da comunidade ucraniana de Cascais, a Associação de Moradores da Quinta da Carreira (AMQC) apresentou, no inicio do mês de Dezembro, uma candidatura ao Programa “Bairros Saudáveis” em parceria com a Escola de Danças Infanto-juvenil *Estrelinhas*.
Esta escola, criada no seio da comunidade ucraniana de Cascais, conta actualmente com a participação de mais de 100 alunos, em resultado da parceria estabelecida com a AMQC há mais de 3 anos, que potenciou o seu crescimento e a integração de novos alunos, provenientes das mais variadas origens.
Este projecto consistirá na dinamização e valorização da Escola de Danças, como geradora de sinergias intercomunitárias potenciadoras de uma melhor integração social das comunidades migrantes de Cascais, aproveitando a estreita relação já existente entre a AMQC e as *Estrelinhas* que, através da dança, da música e da prática de exercício físico, potenciam o estreitamento das relações sociais e culturais entre diferentes comunidades e estimula a adopção de práticas e hábitos de vida saudáveis.
Para tal, foram definidos 5 objectivos específicos:
– Sensibilizar e esclarecer acerca da oferta e funcionamento das várias entidades e Instituições do Concelho, no sentido de facilitar o acesso aos seus serviços, evitando a dispensável perda de dias de trabalho, e procurando uma maior efectividade no seu acesso.
– Fomentar o acesso ao Médico de Família, evitando uma indesejada afluência às urgências hospitalares e promovendo a integração das famílias nas Unidades de Saúde Familiar da sua área de residência.
– Promover a capacitação profissional, enquadrando e reconhecendo o seu curriculum académico/profissional. Em tempos em que existe uma clara falta de profissionais na área da Saúde, importa facilitar o reconhecimento académico de muitos estrangeiros que, sendo formados nesta área, estão a exercer outras profissões, apenas por falta de reconhecimento académico.
– Promover a Escola de Danças, como elo de ligação entre a comunidade migrante e a comunidade local, através da realização de eventos culturais em que a participação das várias comunidades permita a partilha das suas culturas, dos seus hábitos e dos seus costumes.
– Combater a barreira linguística, através do encaminhamento para as entidades promotoras de cursos de português para estrangeiros, apoio individual com tradução e intermediação linguística nos diferentes serviços públicos e apoio local ao ensino escolar para os filhos de cidadãos destas comunidades.
Este projecto, caso venha a ser aprovado, terá como parceiros oficiais: as *Estrelinhas*, a Câmara Municipal de Cascais e a União das Freguesia de Cascais e Estoril e como parceiros informais: a Embaixada da Ucrânia na República Portuguesa, a Junta de Freguesia de Alcabideche, a União das Freguesias de Carcavelos e Parede e a Junta de Freguesia de São Domingos de Rana.
Será um grande desafio.
Grande é também a confiança de que o vamos concretizar.
Consulte versão online em: https://tinyurl.com/NoticiasdeCascais88, ou versão impressa.