Capoeira

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Capoeira

A Capoeira e uma excelente actividade física e de uma riqueza sem precedentes para ajudar na formação integral do aluno. 

Ela actua de maneira directa e indirecta sobre todos os aspectos cognitivo, afectivo e motor. 

A sua riqueza está nas várias formas de ser contemplada na escola, onde o aluno, através de sua pratica ordenada, poderá assimila-la e actuar nas linhas com as quais se identifica: 

Dança e arte – Na Capoeira a arte faz-se presente através da música, ritmo, canto, instrumento, expressão corporal, criatividade de movimentos, assim como um riquíssimo tema para as artes plásticas, literária e cénicas. 

Na dança, as aulas deverão ser dirigidas no sentido de aproveitar os movimentos da Capoeira, desenvolvendo flexibilidade, agilidade, destreza, equilíbrio e coordenação em busca da coreografia e satisfação pessoal.” 

Folclore – É uma expressão popular que faz parte da cultura afrobrasileira e que deve ser preservada, promovendo a participação dos alunos tanto na parte pratica como teórica.

Desporto – Como modalidade desportiva foi institucionalizada em 1972 pelo Conselho Nacional de Desportos, Capoeira devera ter um enfoque especial para alto nível, estabelecendo-se treinos físicos, técnicos e tácticos. 

Educação – Apresenta-se como um elemento importantíssimo para a formação integral do aluno, desenvolvendo o físico, o carácter, a personalidade, e influenciando nas mudanças de comportamento. Proporciona, ainda, um auto-conhecimento e uma análise crítica das suas potencialidades e limites. 

Na educação especial, a Capoeira encontra campo frutífero junto de pessoas com deficiência. 

Capoeira como Lazer – Como pratica não formal através das “rodas” espontâneas, realizadas nas praças, praias, colégios, universidades, festas de largo, etc . 

Capoeira filosofia de vida – Muitos são os adeptos que se engajam de corpo e alma, criando uma filosofia própria de vida, tendo a Capoeira como elemento símbolo, e ate mesmo usando-a para sua sobrevivência.” 

Cabe ao professor um papel relevante, orientando e estimulando para que o aluno possa aproveitar ao máximo toda a sua potencialidade. 

Professor Paulo Passos

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